
Gavião-do-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus)
Por: José Luiz Grazia
Nome popular: Gavião-do-rabo-branco
Nome científico: Geranoaetus albicaudatus
Nome inglês: White-tailed Hawk
Dependendo da região do Brasil, pode ser conhecido como gavião-fumaça, gavião-de-cauda-branca, curucuturi ou gavião-branco.
Seu nome científico significa Águia com cauda branca, um misto de latim e grego.
Características: Pesa cerca de 980 gramas, é um gavião grande, compacto e pode ser visto dentro das cidades, embora seja mais comum avistá-lo nas estradas, próximo às cidades, atinge 55 cm de comprimento, de plumagem negro-acinzentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda que é branca, barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado. Sua cor pode variar para mais clara, por isso geralmente se diz que o indivíduo é morfo claro ou morfo escuro. No caso do indivíduo com melanismo, ou morfo escuro, é facilmente confundido com outras espécies, já que sua cor se apresenta diferente da original.
Habitat: Ocorre em todos os estados brasileiros.
Alimentação: Sua dieta é diversificada, alimenta-se de anfíbios, insetos, répteis, mamíferos e aves de porte menor. É comum vê-lo se aproveitando de animais atropelados nas estradas. Costuma planar sobre queimadas, para capturar animais que fogem das queimadas no solo, ou mesmo em pleno voo, é um predador generalista, menos especializado. Costuma ficar à espreita do alto de galhos, estacas, ou até mesmo postes, e localizando uma presa, lança-se sobre ela.
Reprodução: Constrói o ninho sobre árvores ou rochas, utilizando galhos secos.
Cainismo: Padrão de comportamento ligado à eclosão assíncrona, em que um filhote mata, subjuga ou descarta o irmão de ninhada, geralmente menor.
Estado de conservação: Pouco preocupante.
Classificação científica: Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
