top of page

Considerado um dos mais belos pássaros do nosso país, o termo “viridis” que dá nome à espécie, é uma referência à fêmea e aos jovens que têm a cor verde nas costas, e com tons amarelados nas partes inferiores, e não ao macho da espécie, que possui uma coloração azul brilhante com a cara e a garganta negras. Já o termo “Tersina” que caracteriza o gênero, é um nome francês dado por Buffon para designar uma espécie não identificada. Em diferentes regiões do país pode também ser chamado de azulão, sairão ou sanhaçu do barranco.

Reprodução: Faz escavações em barrancos, e faz o ninho no final do túnel. As tarefas de construção do ninho, choca e cuidado com os filhotes, cabem geralmente às fêmeas, os machos ficam de sentinela quase todo o tempo e não costumam se envolver na criação dos filhotes. Após a reprodução, retornam aos bandos, que geralmente constam dezenas de indivíduos, sempre buscando árvores em frutificação.

Estado de conservação: Pouco preocupante.

 

Classificação científica: Reino: Animalia

                                               Filo: Chordata

                                             Classe: Aves

                                             Ordem: Passeriformes

                                             Sub-ordem: Passeri

                                            Parvordem: Passerida

                                              Família: Thraupidae

                                                Cabanis, 1847

Saí-andorinha (Tersina viridis)

Por: José Luiz Grazia

Nome popular: Saí-andorinha

Nome científico: Tersina viridis (Illiger, 1811)

Nome inglês: Swallow tanager

Características: O saí-andorinha possui bico curto com uma pequena ponta, boca grande e larga. Nos dois sexos os indivíduos possuem uma série de riscas escuras na plumagem ventral, branca no centro da barriga do macho e amarelada na fêmea.

Habitat: Bem distribuído por quase todos os estados brasileiros, parece frequentar algumas regiões somente na época de amadurecimento dos frutos dos quais se alimenta.

Alimentação: Tem como alimentos básicos os frutos e os insetos, esses últimos são apanhados em voos a partir de galhos expostos. Só se aproxima do chão para se alimentar de frutos maduros caídos, capturar insetos ou nidificar. Os frutos com caroços maiores, para que possam ser engolidos, têm a polpa retirada no esôfago, e o que sobra é cuspido. É um excelente dispersor de sementes.

Anuncie Aqui

 Todo material deste site é exclusivo, os que não, seus créditos serão destacados assim  como a fonte da noticia e midia.
 

Doar com PayPal

© 2023 by "This Just In". Proudly created with Wix.com

bottom of page