
Saíra-amarela (Tangara cayana)
Por: José Luiz Grazia
Nome popular: Saíra-amarela
Nome científico: Tangara cayana (Linnaeus 1766)
Nome inglês: Burnished-buff tanager
A saíra-amarela é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como saí-de-asas-verdes, saíra-cabocla, saí-amarelo, sanhaço-caboclo (Minas Gerais), guriatã-do-coqueiro (Rio Grande do Norte), sanhaçu-macaco (Ceará), Frevicente (Pernambuco) e sanhaçu-íris (São Paulo).
Habitat: Ocorre em diversos estados brasileiros, e também no Paraguai, Bolívia, Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela, Suriname e na Guiana Francesa.
Alimentação: Tem como alimentos básicos vespas, cupins, insetos e frutas.
Reprodução: Faz o ninho em forma de taça aberta, coloca de dois a três ovos, o ninho é construído pela fêmea que é auxiliada pelo macho. A fêmea incuba os ovos e aquece os filhotes, o macho fica por perto e alguns além de alimentar os filhotes, alimentam também as fêmeas.
Estado de conservação: Pouco preocupante.
Referências: Wikiaves
Dimorfismo Sexual: No caso dessa bela ave, o dimorfismo sexual é bastante evidente, o macho possui uma plumagem amarelo-dourada e uma máscara negra que se estende pela garganta e passa pelo meio da barriga, e nas diversas subespécies essa máscara se apresenta de maneiras diferentes. A fêmea apresenta plumagem mais pálida e não possui a máscara negra, mas apresenta coloração verde brilhante nas asas assim como os machos.
Hábitos: Frequentam matas abertas e ciliares, áreas cultivadas, parques e jardins. Vive em pequenos grupos ou aos pares.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Sub-ordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
Cabanis, 1847