Cerrado! Importante bioma na mira da preservação
- Por José Luiiz Grazia
- 1 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Uma publicação do Diário Oficial da União desta terça-feira dia 24/03/2015, da portaria nº 59 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), institui um comitê para uma importante função em busca da preservação desse bioma riquíssimo em diversidade biológica, com o objetivo de combater os incêndios e desmatamentos que vêm acontecendo com frequência e comprometem o futuro das espécies animais e vegetais que dependem desse bioma, e dos recursos hídricos tão ameaçados pelas mudanças climáticas.
O Comitê Técnico no Âmbito do Projeto de Apoio a Estratégias Nacionais de Redução do Desmatamento e dos Incêndios Florestais no Cerrado Brasileiro (ProCerrado), tem como objetivo, e eu diria ainda como desafio, a coordenação da execução das ações previstas no ProCerrado, essas ações consistem em dar apoio no sentido de minimizar as mudanças climáticas no Cerrado e otimizar a gestão dos recursos naturais por meio de práticas e políticas adequadas de produção rural, bem como melhorar a gestão ambiental. As ações previstas no Marco de Gestão Social e Ambiental do ProCerrado, incluem educação ambiental, criação de áreas protegidas, monitoramento e controle, incentivo à produção sustentável e ordenamento territorial.
O comitê tem caráter consultivo e se reunirá a cada quatro meses e deverá avaliar planos e relatórios submetidos à Fundação Pró-Natureza (Funatura) e aprovados pelo BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), analisar termos de referências, especificações técnicas e documentações, monitorar as atividades e os resultados.
O comitê será constituído por um coordenador que será o titular, mas terá um suplente, e ambos devem pertencer à SMCQ (Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental) do MMA, e por representantes da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade) e da Fundação Pró-Natureza.
Vamos torcer para que aconteçam de fato as ações previstas, o Cerrado clama por socorro, e cabe a todos nós, fiscalizar e cobrar resultados das autoridades, na esperança de podermos em um futuro próximo, colhermos resultados positivos que possam desencadear ações semelhantes em outros biomas brasileiros, igualmente ameaçados.
Confiram abaixo algumas fotos desse bioma riquíssimo em diversidade, e de uma beleza ímpar, e quando houver oportunidade, conheçam e desfrutem das belezas naturais que ele oferece. “Conhecer para Preservar”!

Comments