top of page
Buscar

Mais um polo do "CEDERJ" pedindo socorro

  • biojornal
  • 11 de mar. de 2016
  • 3 min de leitura

Crédito: Divulgação

Recado do polo Cederj Nova Friburgo. POLO CEDERJ NOVA FRIBURGO – RETOMANDO A LUTA

PEDIDO DE AJUDA

Pedimos ajuda porque hoje nos sentimos invisíveis ...

O polo Cederj Nova Friburgo possui os cursos de Licenciatura em Pedagogia (UERJ) - 304, Licenciatura em Letras (UFF) - 247, Licenciatura em Geografia (UERJ) - 196, Licenciatura em Ciências Biológicas (UERJ) - 292, Licenciatura em Química (UENF) - 30 e Tecnólogo em Segurança Pública e Social.(UFF) - 172

Como podem ver nos números apresentados, atualmente temos 1.241 alunos com matrícula ativa, dos 45.000 alunos atendidos pelos cursos de graduação do Cederj. Além dos inúmeros profissionais hoje, já formados, que passaram por aqui. Em Nova Friburgo e região a formação de professores está praticamente restrita aos cursos oferecidos pelo consórcio CEDERJ/CECIERJ, o qual, apesar da comprovada qualidade de sua formação, vem enfrentando graves problemas por causa da precária relação de trabalho de seus profissionais, os quais precisam ser reconhecidos como professores (em função das atividades que realizam na prática) e não como tutores, com vínculo empregatício claramente definido e acesso aos direitos sociais e trabalhistas. O polo Cederj – Nova Friburgo, assim como os demais é uma instituição pública que proporciona educação de qualidade a pessoas que jamais teriam acesso a uma Universidade.

A maioria não sabe, mas estamos sem receber desde o mês de dezembro. Isso porque o mês de novembro foi pago na semana posterior a do carnaval. Sim! É isso mesmo, desde o mês de dezembro. Não temos salário, recebemos bolsa, mas a maioria dos tutores tem nessa bolsa sua principal fonte de renda. Trabalhamos sábados, domingos e feriados sem receber hora extra, “pois isso não cabe no tipo de vínculo que temos”. Mas trabalhar de graça vale!!!! Ficar sem o retorno financeiro desse trabalho por três meses é no mínimo ultrajante, covarde e desonesto.

E diga-se de passagem um trabalho realizado por profissionais de qualidade, mão de obra boa e barata. Ou melhor, de graça ... Aqui em Nova Friburgo, dos 53 tutores, apenas 10% possui apenas graduação. Os demais são especialistas, mestres ou doutores. Não temos os dados dos outros polos, mas temos a certeza de que não é diferente. Tutores excelentes estão nos deixando. Desacreditados optaram por deixar o barco...

Fomos surpreendidos com a seguinte mensagem com relação a regularização desses pagamento:

“Prezados bolsistas,

Estávamos trabalhando, junto à Secretaria da Fazenda, desde o início do ano, para que as bolsas fossem pagas junto com os salários dos servidores, a cada 7º dia útil do mês.

Após muitas negociações, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, obteve do governador Luiz Fernando Pezão este compromisso, que passa a valer a partir do próximo mês, quando será paga a bolsa referente ao mês de dezembro.

Nossa outra pauta é a regularização do atraso das bolsas. Devido à situação econômica pela qual passa o estado, a Secretaria de Fazenda não terá como pagá-las imediatamente, como gostaríamos e defendemos. Foi feito um calendário para regularização destes atrasos, com o pagamento de duas bolsas em julho e duas bolsas em agosto. Foi a melhor negociação possível.

Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos a parceria e a colaboração.

O momento é difícil, mas esperamos vencer juntos.”

Com relação às datas mencionadas temos que registrar que julho já estaremos encerrando o primeiro semestre e em agosto estaríamos iniciando o próximo. Ou seja, o pagamento, segundo o e-mail, será regularizado quando o semestre já tiver findado.

Estamos cientes da atual situação financeira do Estado, mas agora, se até o momento tínhamos esperança de algo diferente, temos ciência também de que Educação não é prioridade, de que não existe preocupação com a formação dos futuros profissionais da educação e que o CEDERJ mais do que não ter prioridade, não existe.

Poderíamos citar vários pontos do e-mail, mas vamos finalizar questionando que parceria. Que parceria e colaboração são essas na qual se deixa um dos parceiros sem salário, sem passagem, sem comida, sem perspectiva, sem valorização, sem esperança.

Isso não é parceria é uso e abuso.

Nossa luta é muito maior! Direitos trabalhistas, reajustes, condições de trabalho, enfim. Mas pagamento é o mínimo ...

Nos ajudem a ter visibilidade.

Divulguem!

Este é um pedido de socorro!


 
 
 

Kommentare


Nossas Paginas
Paginas Recomendadas
Busca Por Assunto
Siga o "BIONEWS"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

Anuncie Aqui

 Todo material deste site é exclusivo, os que não, seus créditos serão destacados assim  como a fonte da noticia e midia.
 

Doar com PayPal

© 2023 by "This Just In". Proudly created with Wix.com

bottom of page